sexta-feira, 29 de junho de 2012

Jovens Leitores e o Amortecedor

"Jovens Leitores", curso para Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro, a Dinamizadora Ninfa Parreiras propõe que se faça um levantameno das palavras que se podem formar a partir da palavra AMORTECEDOR e com elas criar um poema.
Vejam o resultado:
A M O R T E C E D O R
Amor, tece, dor, morte, cedo, tecedor.

Se o amor tece dor
E a morte vem cedo
Prefiro o amor tecedor
Pra viver sem medo.

OU

Se o amor tece dor
Se a morte vem cedo
Pra viver sem medo
Prefiro o amor tecedor.

Você também pode brincar de ser poeta. Experimente e registre aqui.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais um pensar

E quando você pensar que o céu está azul, um lindo dia de outono, as folhas vêm para embaçar a sua visão. Não fique triste. As folhas caem para dar lugar a novas folhas, verdinhas como a esperança. Esperança! Palavra bonita e expressa, Talvez, um dos  sentimentos mais esquecidos ultimamente, que deve renascer a cada dia. É pensar que amanhã é um novo dia. 
... Isso o poeta já falou. O filósofo já pensou. O cientista já concluiu. Não importa. Amanhã é um novo dia! Novas energias serão repostas. Não se pode perder tempo e energias pensando no que passou, muito menos noque virá. A vida é o presente! Viva-o! Amanhã, não existirá...

Para quem gosta de viver intensamente tudo que consegue realizar!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

FLOR ÚNICA



Para minhas “flores”, com carinho.

Uma jovem muito rica, tinha um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família unida. Mas ela não conseguia conciliar tudo isso pois o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo, deixando sua vida deficitária em algumas áreas. Se o trabalho consumia muito tempo, ela tirava  dos filhos; para resolver os  problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas pra depois.
Seu pai, que era um homem muito sábio, presenteou-a com uma planta muito cara, raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo e cuja flor era diferente de todas. E disse pra ela:
“Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, conversar um pouquinho com ela de vez em quando. Em troca ela lhe dará esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.”
A jovem ficou encantada com aquela flor que era mesmo de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando e os problemas continuaram pois o trabalho consumia todo o seu tempo. Sua vida continuava confusa e ela não conseguia o tempo para cuidar da planta e curtir sua flor. Ela chegava em casa, olhava a planta e percebia que as flores ainda estavam lá. Não mostravam sinal de fraqueza ou de morte. Apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a planta morreu. Ela teve um grande susto. Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. Ela contou ao pai o que acontecera.
E ele explicou-lhe então:
“Eu já imaginava que isso aconteceria. Mas eu não posso te dar outra planta porque não existe no mundo outra igual a essa. Ela era única, assim como são únicos teus filhos, teu marido, tua família, teus amigos. Todos são as bênçãos que o Senhor te deu, mas tens que aprender a regá-los, a podá-los e a dar atenção a eles pois, assim como a flor, os sentimentos também morrem. Tu te acostumaste a ver a flor sempre florida, sempre perfumada, mas esqueceste de  cuidar dela.
Lembra-te: cuida das pessoas que amas!”
E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem lhe dado? Lembre-se da flor pois, como ela, são as bênçãos do Senhor: Ele nos dá mas nós temos que cuidar delas.
Mensagem recebida de um dos meus jardineiros.