domingo, 26 de fevereiro de 2012

Simplesmente Dr. (Dados Biográficos)



Raimundo Alves de Oliveira era o seu nome. Após formar-se em Medicina mudou o nome para Raimundo Sátiro, acrescentando o Dr. Nasceu no Sítio Boa Vista, município de Várzea Alegre, no dia 30 de janeiro de 1945. Filho do agricultor, Francisco Alves de Oliveira e Edvirgens Alves de Carvalho. Aí vivendo apenas onze meses, pois seus pais mudam-se para o Sítio Bravas, município de Carius, onde reside até seus dezessete anos, quando retorna à boa Vista para morar com o Tio Joaquim de Sátiro, irmão do seu pai, com o objetivo de estudar. É o quinto filho de uma família de onze irmãos. É politizado e gosta muito de um debate com quem aprecia o assunto à tardinha na Calçada da Fama, como é conhecida a Calçada da casa de sua mãe no Bairro Vazante em Várzea Alegre. Quando não está de Plantão, o que é raro ou enquanto espera a hora de descer o morro e ir para o Hospital onde trabalha, senta, sem camisa. Se é tempo de milho verde, lá vem milho assado! Se é tempo de manga, lá vem manga da sua Fazenda Jaburu. Come milho ou come manga. Gosta também de melancia. Quem chegar à Calçada pode saborear tudo isso com ele. É um apreciador das comidas típicas de sua terra: baião de dois, mungunzá, feijão com pão, capote torrado ou uma deliciosa galinha caipira. Tem um jeito autoritário, mas bem lá no fundo do seu coração é bem mais manso do que aparenta. É humilde, não leva a mal as brincadeiras e não guarda rancor. Tem lá os seus defeitos, mas sabe fazer e conservar amizades com importantes personagens. Tem uma “marca registrada” nas horas em opera ou faz anestesias: cantar ou assobiar! Mas diz que o que acalma o paciente é dizer que vai fazer a cirurgia sem anestesia, rapidinho o paciente relaxa e o deixa aplicar o anestésico. Seu senso de humor é bem aguçado e meio poético. Gosta muito de contar histórias por ele vividas, como a da “Criança que deu à Luz uma Criança” logo no início de sua carreira, em Várzea Alegre.
Artemísia

11 comentários:

  1. Lindo!
    Amei o seu trabalho, Ilana.
    Você é D+!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! É pra isso que estou aqui.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muuuuuiiiiittttooooo lindo! Já tô seguindo!
    Bju
    Késia Mara

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vinda, é mais uma casa sua!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse local que ilustra o blog, eu conheço muito bem, é o jardim da Flor das Bravas.
    Essa foto me faz voltar a minha Vazante.
    Um abraço bem conterrâneo.
    Raimundim.

    ResponderExcluir
  6. E é mesmo!
    Só que a flor foi deletada para não tirar a beleza do Jardim.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém merece hein!! Foi deletada pq tava tão pequenininha que nem dava pra ver. Se desse pelo menos pra distinguir que era a senhora... Com certeza a beleza da foto seria aumentada!!

      Excluir
  7. Artemisia, eu sou mesmo lerda: você acredita que só hoje cliquei no seu novo blog. Pense numa surpresa boa, quando me deparei com esse seu depoimento sobre seu querido irmão Dr. Raimundo; por quem tenho grande respeito e admiração. Artemisia, tem mais ou menos trinta e sete anos que eu não revejo Dr. Raimundo; mais tenho sabido muito sobre ele, através dos meus familiares; inclusive tenho muitas historias sobre ele e uma pessoa muito próxima a mim, que disputa palmo a palmo com ele seus conhecimento medicinais; chegam literalmente a brigarem;ele defendendo a medicina, e ela, "sem conhecimento algum" baseada na experiência de vida, se acha com direito de discordar dos seus diagnósticos: só sei que ambos não levam disaforos pra casa, rsrs. Pergunte pra ele sobre IZINHA DE RAIMUNDO GIBÃO; você irá se surpreender. Aproxima vez que eu for em Varzea-Alegre, irei fazer uma visita pra ele; por hora, deixo aqui pra ele, minhas desculpas em nome dela, que tem por ele grande admiração, e conta seus casos com bastante humor e até um certo carinho.

    Abraço Fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Fátima, começamos este outro para brincarmos com as nossas verdades e mentiras construídas ao longo das nossas vidas...
    O Raimundo é isso mesmo: amigo X inimigo! Mas vai fazendo o seu trabalho, seguindo a missão que escolheu ou que Deus lhe determinou.
    Um abraço

    ResponderExcluir